DADOS BIOGRÁFICOS
Pianista, compositora e poeta.
Professora de piano,compositora, poeta e criadora de jogos didáticos musicais. Seus pais Hamilton Pacondes da Silva e Ivonete Barreto P. da Silva(artista plástica), foram seus maiores incentivadores.(in memorian)
Iniciou os seus estudos de piano aos sete anos de idade, e aos 10 anos, ingressou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), tendo como professores Vânia Pimentel e Urânia Vallada Cunha (piano); Any Maria Stahal e Beatriz Maria Schultz (Teoria Musical) Ieda Camargo de Moura (percepção auditiva), Maestro Gerardo Gorosito(coral)Ulrick Graf(Leitura a primeira vista.)
Em 1986 concluiu o Curso Intermediário de Piano na EMBAP(Atualmente Unespar).No mesmo ano, de 1986, seu conto "Se eu pudesse inventar alguma coisa, o que eu inventaria" foi publicado no livro "Palavra Viva Positivo". No ano posterior, em 1987, fez o curso "Villa Lobos", ministrado por Heitor Alimonda na EMBAP. Logo depois, cursou "Introdução a Regência Coral", com o Maestro Gerardo Gorosito, na mesma instituição. Ainda em (1988, sua poesia "Infância mal vivida" foi selecionada para a antologia poética "Poetas Brasileiros de Hoje" do "Concurso Raimundo Correa", com o lançamento do livro no Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro.
No período de 1988 a 1993 teve várias de suas poesias publicadas no jornal Gazeta do Povo
Licenciada em Música em 1990, na EMBAP, e teve como professores Urânia Vallada Cunha (piano), Salete Chiamulera, Maestro Oswaldo Colarusso, Ieda Camargo de Moura, Valentina Chiamulera e Gerardo Gorosito, entre outros. Três anos depois, em 1993, formou em Superior de Piano na mesma instituição, atual Unespar (Universidade do Paraná) onde teve como professores Urânia Vallada Cunha e Maria Antonieta Wolff de Carvalho, Aldo Villani, ,além dos citados acima no curso de Licenciatura em Música, entre outros. Cursou interpretação Pianística com Eduardo Cerqueira Leite.
No período de 1990 a 1993 ministrou curso preparatório de Teoria Musical para o vestibular na FAP, depois renomeada para Unespar.
Em 1995 desenvolveu diversos jogos didáticos de música, entre os quais "Canastra de Música"; "Jogo da Memória dos Instrumentos Musicais" e "Dominó Musical", adotados à época, por várias Escolas de Música em Curitiba. Neste mesmo ano, de 1995, cursou "Oficina de Música de Curitiba: Curso de Extensão Universitária de Composição", com Tim Rescala e ainda, com o professor Péricles Gomes, "Oficina de Música de Curitiba: Curso de Extensão Universitária: Música e o Computador".
No ano de 1996 lançou o livro "Manual Prático de Teoria Musical: Um resumo de Teoria Elementar da Música". No ano seguinte, 1997, ministrou aulas de musicalização infantil na Pré-Escola Voo Livre em Curitiba.
Em 1998 fez o "Curso de Extensão Universitária: Oficina de Música em Curitiba: Curso Harmonia", com Ian Guest. Neste mesmo ano, de 1998, cursou "Oficina de Música: Curso de Extensão Universitária de Rítmica", com Gramani, no Conservatório de Música Popular Brasileira.
De 2012 a 2016 fez o "Curso de Canto Popular" com Ana Paula Cascardo, no Conservatório de Música Popular Brasileira.
A partir do final do ano de 2018 ingressou como membro do Centro de Letras do Paraná, onde em 2019 fez apresentação de Música e poesia. E em 2021 fez várias apresentações de suas composições nos Saraus literários online. Neste mesmo ano suas poesias "Reflexão" e "A música" foram incluídas na coletânea poética "Conexão VI. Feira do Poeta". No ano seguinte, em 2021, sua poesia "A água: elemento essencial" fez parte da antologia dos poetas do Centro de Letras do Paraná, selecionada pelo "Concurso Aldir Blanc".
Atualmente é professora de piano e teclado do Clube Círculo Militar do Paraná e aulas partitculares e toca em eventos comemorativos.